Celebração Eucarística com as crianças 3 DOMINGO DO ADVENTO ANO A “Santuário São Padre Pio”

RITO INICIAL

1.1 ACOLHIDA  “DEUS NOS REUNE”

JUJU: HOJE ESTAMOS CELEBRANDO O TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO,  O PROFETA SÃO JOÃO BATISTA NOS CHAMA A CONVERSÃO, A MUDANÇA DE VIDA. O NATAL REPRESENTA FORTEMENTE , O TEMPO DE ESPERAR O MENINO DEUS. E POR FALAR NELE… VEJAM SÓ O QUE EU TENHO AQUI!? QUEM SABE O QUE REPRESENTA ESSA PEÇA DE MADEIRA? (MOSTRAR UMA MANJEDOURA)

REI MAGO BALTAZAR: ISSO MESMO, AÍ ESTÁ A MANJEDOURA, É UM COCHO ONDE OS ANIMAIS SE  ALIMENTAM.

JUJU: NOSSA CRIANÇAS VOCÊS SABEM QUEM É ESSE? QUE MAIS QUE DEMAIS É UM DOS TRES REIS MAGOS COMO VOCÊ SE CHAMA?

REI MAGO BALTAZAR: EU ME CHAMO BALTAZAR

JUJU: PORQUE SERÁ TODOS LEMBRAM DA MANGEDOURA ATÉ HOJE?

REI MAGO MELQUIOR: EU POSSO EXPLICAR?

JUJU: NOSSA O OUTRO REI! COMO VOCÊ SE CHAMA?

REI MAGO MELQUIOR : MEU NOME É MELQUIOR VOU EXPLICAR O PORQUE LATÉ HOJE SE EMBRAM DA MANGEDORA.QUANDO JESUS ESTAVA PRA NASCER, LÁ EM BELÉM, SEU PAI E SUA MÃE PROCURAVA UM LUGAR PARA PASSAR A NOITE E NÃO ENCONTRANDO NADA SÓ ENCONTRARAM UM LUGARZINHO, LÁ MEIO DOS BURRINHOS, DAS OVELHAS, DAS VAQUINHAS… ESSE LUGAR CHAMA ESTÁBULO.

JUJU: AH SIM MUITO BEM, CRIANÇAS ESTÁBULO É O LUGAR ONDE GUARDAMOS OS ANIMAIS NO SITIO.

REI MAGO GASPAR: POSSO CONTINUAR?

JUJU: NOSSA CRIANÇAS VIERAM TODOS OS TRES REIS MAGOS!!! E COMO VOCÊ SE CHAMA?

REI MAGO GASPAR: MEU NOME É GASPAR E VOU DIZER, QUE NAQUELA NOITE, JESUS NASCEU. NÃO TENDO UM LUGAR CERTO PARA COLOCÁ-LO, JOSÉ , PEGOU UM COCHO COMO ESSE QUE TEMOS AQUI, QUE TAMBÉM TEM NOME DE MANGEDORA, PARA SER O BERCINHO DE JESUS. E ESSA FOI A PRIMEIRA CAMINHA DE JESUS.ONDE COMIA OS ANIMAIS, SERVIU DE CAMA AO MENINO-DEUS.

JUJU: NOSSA MUITO INTERESSANTE!!! BALTAZAR VOCÊ PODE NOS EXPLICAR PORQUE SERÁ ELE SE FEZ ASSIM?

REI BALTAZAR: EU POSSO EXPLICAR SIM JUJU, É QUE O POVO DAQUELA ÉPOCA ESPERAVA UM DEUS DIFERENTE… ESPERAVAM UM REI QUE DESCESSE DO CÉU, COM SEU MANTO DE OURO, COM SEU EXÉRCITO MAGNÍFICO QUE LUTARIA CONTRA O MAL E O PECADO. MAS QUAL NÃO FOI À SURPRESA, QUANDO ELE SE FEZ SIMPLES E HUMILDE E NASCEU NUMA GRUTA , NO MEIO DOS ANIMAIS E FOI DEITADO NA CAMINHA QUE SERVIA DE COCHO PARA ELES SE ALIMENTAREM.

JUJU: AGORA ENTENDI O SENTIDO DISSO TUDO, JESUS NASCER EM UM LUGAR TÃO SIMPLES? FOI PARA NOS FAZER ENTENDER QUE JESUS NOS AMA NA SIMPLICIDADE, NA HUMILDADE, NA POBREZA MATERIAL. ELE QUER QUE SEJAMOS RICOS EM SUA GRAÇA E NOS SEUS ENSINAMENTOS.CERTO?

FANTOCHES: CEEEEERTO!

JUJU: COM ALEGRIA DE QUEM PRECISA SE CONVERTER A CADA DIA, VAMOS TODOS FICAR EM PÉ PARA RECEBER O NOSSO CELEBRANTE PE. GREGORIUS E TODA EQUIPE LITURGICA CANTANDO.

CANTO DE ENTRADA (crianças entram por todos os lados vestidos de estrelinhas)

MÚSICA: PREPARAI O CORAÇÃO

1.2 – SAUDAÇÃO INICIAL

PADRE: BOM DIA A TODOS, BOM DIA JUJU

JUJU: BOM DIA PADRE

PADRE: QUE MANHÃ FELIZ EM JUJU, VEJO QUE TODOS ESTÃO SE PREPARANDO BEM PARA ESPERAR AQUELE QUE VAI CHEGAR! NOSSA, TEMOS VISITAS IMPORTANTES!!QUEM SÃO ?

JUJU: É VERDADE PADRE ESTAMOS MUUUITO FELIZES OLHA SÓ QUEM VEIO PARTICIPAR DESTA CELEBRAÇÃO COM A GENTE NESTE TEMPO ONDE TUDO TEM CHEIRINHO DE AMOR, PAZ E CONVERSÃO.QUEREM SE APRESENTAR AMADOS?

 FANTOCHES SE APRESENTAM

MELQUIOR: PADRE ESTOU DOIDO QUE COMECE LOGO A MISSA!!!

JUJU: TAMBÉM ESTAMOS MUITO ANSIOSOS PRA COMEÇAR A MISSA E OUVIR A PALAVRA DE DEUS.

 PADRE:  MUITO BEM , SE ISSO CRIANÇAS VAMOS COMEÇAR PRIMEIRO CANTANDO EM NOME DO PAI.

PADRE: IRMÃOS E IRMÃS, ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR. DE NOVO EU VOS DIGO: ALEGRAI-VOS! E O SENHOR, QUE ESTÁ PERTO,VOS DÊ A GRAÇA E SUA BENÇÃO, NO AMOR E NA PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E NA COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO. .

1.3 – ATO PENITENCIAL (USAR ALGO QUE SEJA PARECIDO COM UMA MANJEDOURA SE NÃO TIVER UMA E PROVIDENCIAR ALGUMAS CRIANÇAS PARA CARREGAR O QUE SERÁ NECESSÁRIO COLOCAR NA MANJEDOURA: TRAPOS SUJOS, ESPINHOS, CAPIM SECO E LIXO )

JUJU: ESSE É UM MOMENTO ONDE NOS APRESENTAMOS COMO PECADORES QUE SOMOS PARA PEDIR DE DEUS O PERDÃO. VAMOS APROVEITAR QUE A MANJEDOURA DO MENINO-DEUS ESTÁ AQUI E COLOCAR NELA TUDO QUE NOS IMPEDE DE DEIXAR QUE ELE NASÇA EM NOSSO CORAÇÃO.

BALTAZAR: OLHEM SÓ, A __________ (CONVIDAR UMA CRIANÇA E FALAR O NOME DELA) VEIO TRAZER NOSSOS ERROS DE CADA DIA. TRAZ NOSSA AMBIÇÃO EM SEMPRE QUERER TER MAIS E MAIS E NUNCA SE CONTENTAR COM NADA. ESSE CAPIM DURO E SECO QUE MACHUCA O MENINO-DEUS., FERE NOSSO CORAÇÃO TAMBÉM.

MELQUIOR: O _________ (OUTRA CRIANÇA) TRAZ ESSES ESPINHOS. ESPINHOS QUE ESPETAM O MENINO-DEUS. VAMOS PEDIR PERDÃO, PELAS VEZES QUE ALFINETAMOS NOSSOS IRMÃOS, NOSSOS PAIS, NOSSOS COLEGUINHAS COM FOFOCAS, DESOBEDIÊNCIA E NOSSA PREGUIÇA. SABEMOS QUE É ERRADO , MAS FAZEMOS SEMPRE E QUANDO O FAZEMOS COM OS QUE JESUS AMA , ESTAMOS FAZENDO COM JESUS TAMBÉM.

GASPAR: QUE ATRAVÉS DESSES TRAPOS SUJOS QUE A _________ TROUXE (OUTRA CRIANÇA) POSSAMOS SER PERDOADOS POR TODOS OS NOSSOS ERROS DE INJUSTIÇA, DE MENTIRAS E FALSIDADES QUE SUJAM NOSSA IMAGEM COM NOSSO DEUS.

JUJU: É ATRAVÉS DESSE LIXO _________ (OUTRA CRIANÇA) TROUXE QUE OFENDEMOS O CORAÇÃO DE NOSSO DEUS E IMPEDIMOS DE ELE VENHA MORAR EM NÓS, POIS MESMO SABENDO QUE SEREMOS EGOÍSTAS, QUE NESTE NATAL PENSAREMOS SOMENTE EM NOSSOS ESTÔMAGOS, NOS ESQUECENDO DE NOSSOS IRMÃOS NECESSITADOS, QUEREMOS O PERDÃO DO SENHOR PARA QUE MUDE NOSSO CORAÇÃO E E POSSAMOS ACOLHER JESUS ATRAVÉS DOS NOSSOS IRMÃOS QUE TANTO PRECISAM DE APOIO AMOR ECARINHO, PARA ISSO PEÇAMOS SEU PERDÃO CANTANDO.

MÚSICA : QUANDO EU MENTI

PADRE: DEUS TODO PODEROSO PERDOAI NOSSOS PECADOS , FORTALECEI NOSSO CORAÇÃO EM VOSSO AMOR E CONDUZI-NOS A VIDA ETERNA.

TODOS FANTOCHES: AMEM.

1.4 – HINO DE LOUVOR (OMITE-SE)

1.5 – ORAÇÃO

PADRE: Ó DEUS DE BONDADE QUE VEDES O VOSSO POVO ESPERANDO FERVOROSO O NATAL DO SENHOR, DAI CHEGARMOS ÁS ALEGRIAS DA SALVAÇÃO E CELEBRA-LAS SEMPRE COM INTENSO JUBILONA SOLENE LITURGIA. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO

FANTOCHES:AMÉM.

2.0 – LITURGIA DA PALAVRA

REI MAGO GASPAR: VAMOS RECEBER COM ALEGRIA A TERCEIRA VELA DO ADVENTO.

ESSA VELA ACESA NOS CONVIDA À NOS ALEGRAR PELA APROXIMAÇÃO DA CHEGADA DE JESUSVAMOS RECEBE-LA CANTANDO

JUJU: O PROFETA ISAIAS NOS CONVIDA À ALEGRIA E À ESPERANÇA EM DEUS, QUE MANIFESTA SEU PODER EM FAVOR DA VIDA DE TODO SEU POVO. POR ISSO DEVEMOS FORTALECER NOSSO CORAÇÃO, PORQUE EM JESUS ENCONTRAMOS A REALIZAÇÃO DAS PROMESSAS DE DEUS ,QUE É VIDA E SALVAÇÃO PARA TODOS NÓS.

2.1 – PRIMEIRA LEITURA

2.2 – SALMO DE RESPOSTA

MÚSICA: VINDE SENHOR, PARA SALVAR O VOSSO POVO!

2.3 – SEGUNDA LEITURA

2.4 – ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO

MÚSICA – EU CREIO NA PALAVRA DE DEUS.

2.5 – EVANGELHO

PADRE: O SENHOR ESTEJA COM VOSCO,

COMUNIDADE: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS!

PADRE: PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO,+ SEGUNDO MARCOS,

COMUNIDADE: GLÓRIA A VÓS SENHOR!

PADRE: NAQUELE TEMPO…

PADRE: PALAVRA DA SALVAÇÃO

COMUNIDADE: GLÓRIA A VÓS SENHOR!

2.6 – HOMILIA

2.7 – PROFISSÃO DE FÉ

2.8PRECES DA COMUNIDADE:

3.0 – LITURGIA EUCARISTICA “DEUS NOS SANTIFICA”

3.1 – OFERTÓRIO

JUJU: OLHEM SÓ ESSA MANJEDOURA, CRIANÇAS?!
SERÁ JUSTO DEIXARMOS ESSA MANJEDOURA ASSIM PARA O MENINO JESUS NASCER AQUI?


REI MAGO MELQUIOR: JUJU, VAMOS NOS LEMBRAR DO QUE TEM AQUI DENTRO? (IR LEVANTANDO ÀS COISAS QUE ESTÃO DENTRO E DEIXANDO QUE AS CRIANÇAS FALEM. RETIRAR TUDO QUE ESTAVA DENTRO DA MANJEDOURA E FINGIR QUE IRÁ JOGAR FORA, VISTO QUE, AQUILO JÁ FOI PERDOADO).

 

VAMOS OFERTAR AO SENHOR O VERDADEIRO BERCINHO QUE QUEREMOS DAR AO MENINO JESUS?!

REI MAGO MELQUIOR: CRIANÇAS NO LUGAR DO CAPIM, VAMOS OFERECER NOSSO CORAÇÃO EM FORMA DE COLCHÕAZINHO MACIO, PRA QUE NELE, JESUS FAÇA SUA MORADA E RECEBA O ALEGRIA QUE ESTÁ DENTRO DE NÓS A ESPERÁ-LO.

REI GASPAR: QUE DESSA MANJEDOURA POSSAMOS RETIRAR OS TRAPOS DE QUE ELE FOI ENVOLTO, OFERECENDO ROUPAS DIGNAS, EM COMPROMISSO COM NOSSOS IRMÃOS, LEMBRANDO QUE MUITOS ESTÃO IGUAIS A JESUS NA POBREZA E NECESSITAM DE NOSSA AJUDA MATERIAL. QUE NESTE NATAL, POSSAMOS NOS FAZER PRESENTES NA VIDA DE CADA IRMÃO CARENTE.

REI BALTAZAR: NO LUGAR DOS ESPINHOS VAMOS COLOCAR A CARIDADE, SIMBOLIZADA POR ESSA COBERTINHA MACIA QUE AQUECE O CORAÇÃO DE QUEM AJUDA OS QUE PRECISAM, SEJA COM ALIMENTOS, COM NOSSAS ORAÇÕES, OU TAMBÉM COM NOSSO TRABALHO MISSIONÁRIO.

JUJU: QUE COM O PÃO E VINHO, O SENHOR ACOLHA NOSSAS OFERTAS MATERIAS JUNTAMENTE COM A MANJEDOURA DO NOSSO CORAÇÃO AGORA MAIS BONITA PARA RECEBER COMO MORADA CERTA PARA SEU FILHO JESUS. APROXIMEMOS DO ALTAR PARA O OFERTÓRIO DESTE DIA SERÁ DEDICADO A CAMPANHA DA FRATERNIDADE CANTANDO COM ALEGRIA.

3.2 – ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

MUSICA – JESUS EU QUERO TE ENTREGAR

PADRE: ORAI IRMÃOS E IRMÃS….PARA QUE O SACRIFÍCIO DA IGREJA

TODOS OS FANTOCHES:  RECEBA Ó SENHOR ESSE SACRIFICIO, PARA A GLÓRIA DO SEU NOME, PARA O NOSSO BEM E DE TODA SANTA IGREJA.

PADRE: ACOLHEI, Ó SENHOR, AS OFERENDAS DA VOSSA IGREJA EM ORAÇÃO, E FAZEI CRESCER EM SANTIDADE  OS FIÉIS QUE PARTICIPAM DESSE SACRIFÍCIO. POR CRISTO, NOSSO SENHOR.

TODOS OS FANTOCHES: AMÉM 

3.3 – ORAÇÃO EUCARÍSTICA II

PADRE: O SENHOR ESTEJA CONVOSCO

TODOS OS FANTOCHES: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS

PADRE: CORAÇÕES AO ALTO.

TODOS OS FANTOCHES: NOSSO CORAÇÃO ESTÁ EM DEUS.

PADRE: DEMOS GRAÇAS AO SENHOR, NOSSO DEUS!

TODOS OS FANTOCHES: É NOSSO DEVER E NOSSA SALVAÇÃO.

PADRE: NA VERDADE, É JUSTO…

3.4 – SANTO ( CANTANDO)

 4.0 – RITO DA COMUNHÃO

 4.1 – PAI NOSSO

4.2 – ORAÇÃO PELA PAZ

4.3 – SAUDAÇÃO DA PAZ

MÚSICA : QUERO TE DAR A PAZ

4.4 – CORDEIRO DE DEUS

4.5 – COMUNHÃO

JUJU: ESTAMOS UNIDOS A CRISTO E COM CRISTO PERMANECEMOS TODOS OS DIAS,CONFIANTES NESTA VERDADE VAMOS AGORA AO ENCONTRO DE JESUS EUCARÍSTICO, E PARA QUEM AINDA NÃO FEZ A PRIMEIRA COMUNHÃO PODE RECEBER O PÃO BENTO NO CORREDOR LATERAL.CANTANDO BEM BONITO.

MÚSICA DA COMUNHÃO

4.6 – ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO

PADRE: OREMOS: ALIMENTADOS PELA VOSSA EUCARISTIA,NÓS VOS PEDIMOS,Ó DEUS,QUE CRESÇA EM NÓS A VOSSA SALVAÇÃO CADA VEZ QUE CELEBRAMOS ESTE MISTÉRIO. POR CRISTO, NOSSO SENHOR.

TODOS OS FANTOCHES: AMÉM.

5.0 – RITOS FINAIS

5.1 AÇÃO DE GRAÇAS

 

5.2 AVISOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *