Acabar com a monotonia: o grande desafio do casamento

Confira os 9 ingredientes que devem estar presentes no casamento e que precisam ser constantemente recordados e vividos

Quando algo é recente, tudo costuma ser gostoso, divertido e com o ingrediente mágico próprio da novidade. No entanto, com o passar do tempo, infelizmente nos acostumamos com as coisas e deixamos de valorizá-las. Isso também acontece com as pessoas, especialmente dentro do casamento, quando, depois de conviver durante alguns anos, perdem a faísca do amor, caindo na perigosa monotonia.

rotina, a monotonia, são uma constante ameaça para o casamento; a falta de diversão no casal pode provocar grandes danos à relação. A boa notícia é que há muitas formas de combater esse mal. Recordemos que, ao nos casar, assumimos o compromisso de fazer todo o possível para manter o amor vivo.

Ninguém disse que esta seria uma tarefa fácil. Ela implica em esforço, vontade e dedicação, que se verão recompensados ao sentir a plena satisfação de ter agido com amor, pelo bem dos dois.

Muitas vezes, ouvimos dizer que o amor é como uma planta, que precisa ser regada todos os dias. Assim acontece no casamento: diariamente, é preciso dedicar-lhe certos cuidados, para que o coração não pare de bater.

Portanto, é importante não perder de vista alguns ingredientes essenciais no casamento:

Senso de humor
Conhecemos o poder de cura da risada e é por isso que o bom humor sempre será uma excelente terapia para acabar com o estresse e solucionar um conflito.

Jamais esquecer dos detalhes
Uma palavra bonita, um beijo, um abraço, um presente num dia em que não comemoram nada… São pequenos gestos de amor que alimentam a relação.

O romantismo não é só para os namorados
Ele também é necessário no casamento. Gestos românticos conectam ocasal e rejuvenescem o relacionamento.

Uma escapadinha por mês
Sem os filhos, dedicando um momento a estar a sós, para dedicar-se exclusivamente a vocês, redescobrindo-se e falando sobre tantas coisas sobre as quais, na vida cotidiana, não têm tempo de conversar.

Comemorar os aniversários de casamento
Este é um ritual que deve ser conservado. Cada ano que passa é uma vitória que precisa ser celebrada. Esta data pode ser a oportunidade para confirmar o amor que sentem um pelo outro e levar adiante o relacionamento.

Combater a rotina
Se fazemos as mesmas coisas todos os dias, o casamento com certeza se deteriorará. É preciso ajudar a relação, fazendo coisas diferentes que deem um toque divertido à vida. São alternativas como ir ao cinema durante a semana, preparar um jantar especial, sair para um café, tomar um vinho no final de um dia difícil, sair para tomar um sorvete, dar uma volta no parque, encontrar-se em algum lugar para almoçar juntos.

Muitos dizem que o problema é a falta de dinheiro, mas não há necessidade de gastar para passar um momento agradável com seu cônjuge. Além disso, se gastarem, será um dinheiro muito bem investido, pois se trata da nossa felicidade e estabilidade emocional!

Realizar atividades juntos
Compartilhar hobbies, praticar algum esporte, caminhar, cuidar do jardim, cozinhar etc.

Tarefas do lar
É preciso transformar algumas obrigações da casa em uma grande oportunidade de compartilhar o tempo juntos, como, por exemplo, ir ao supermercado, transportar os filhos, lavar louça etc.

Atividades sociais
Ir ao teatro, a um concerto, a um encontro com amigos, sair para jantar, ir a um bar são algumas ações que, como casal, precisam conservar pra não deixar jamais de divertir-se.

Finalmente, é preciso romper alguns paradigmas:

– O romantismo não é frescura.

– Sim, é possível mudar, apesar dos anos, pois nunca é tarde.

– Não somos pais ruins por sair um dia por semana sozinhos, nem por deixar os filhos com os avós durante um final de semana por mês para dar uma escapadinha. O que um casal faz para estar bem se reflete na felicidade dos filhos.

– Não esperar que o outro tome a iniciativa. Quando se quer produzir uma mudança, basta que o outro perceba uma nova atitude para que se motive a mudar também.

– Investir dinheiro em atividades do casal não é um gasto desnecessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *